Por que a minha empresa não cresce do jeito que eu planejei?

Posted on
Conheça 5 problemas de produtividade que afetam seu planejamento. Saiba identificar, reconhecer e tomar as medidas necessárias para evitá-los.

É saudável e até muito comum novos empreendedores traçarem planos mirabolantes sobre a estratégia de crescimento. No entanto, nem sempre a produtividade é o que esperamos e tudo o que planejamos vai por água abaixo. É preciso ter calma para identificar, reconhecer e tomar as medidas necessárias para consertar os erros de planejamento.

Esse artigo é para quem fechou 2017 frustrado com os resultados planejados. É para fornecer uma pequena ajuda para quem não sabe onde errou e quer começar 2018 com um planejamento alinhado e polido. Identifique os cinco erros mais comuns de planejamento e aumente a produtividade da sua equipe.

 

  • Metas impossíveis.
    Metas impossíveis desanimam. Empregados e gestores saem frustrados com um plano de metas inatingível e isso está diretamente ligado a produtividade do time. O que  os especialistas recomendam é traçar objetivos junto dos colaboradores para que cada um comprometa-se com suas tarefas.
  • Falta de cronograma.
    A falta de cronograma ou o ajuste de datas muito apertadas pode prejudicar a efetividade de uma boa estratégia. Saiba calcular quanto tempo você vai precisar para terminar uma tarefa e se atenha com determinação a esta data. Uma dica super efetiva é definir pequenas tarefas a curto prazo e também usar aplicativos como Trello, Asana ou mesmo o calendário do Google.
  • Ambiente desfavorável.
    Mesa desorganizada, pratos de comida ao redor, papelada solta e copos espalhados atrapalham o foco e podem diminuir sua produtividade. O ideal é separar um tempo para organizar seu espaço de trabalho ou ter um lugar separado para trabalhar. A opção para quem quer economizar certamente é o home-office, mas existem alternativas de todos os tipos, como coworkings, café, anticafés, entre outros.
  • Tenha uma rotina.
    Muita gente é inimigo da rotina, mas trabalhar com horários e tarefas definidas ajuda muito a orientar os afazeres do cotidiano e fugir da preguiça.  É importante ter hora pra acordar, praticar exercícios, se alimentar e descansar. Outra dica legal é se utilizar de técnicas como o Pomodoro Timer.
  • Diminua as interrupções.
    Comunicação é importante, mas há momentos em que ficar sozinho e quieto é necessário para produzir mais. Assim, um ambiente dedicado para manter o foco se faz necessário. Saiba dizer ‘não’ e estabeleça horários para atender telefonemas, enviar emails e mandar mensagens.

 

Essas foram as nossas dicas para você que quer chegar em 2018 com tudo. Tenha em mente que essas dicas não são uma receita de bolo, mas podem te auxiliar no processo de definição de estratégia da sua equipe.

One thought on “Por que a minha empresa não cresce do jeito que eu planejei?

Comments are closed.