8 exercícios para desenvolver a criatividade em 2018

Posted on
A criatividade nunca esteve perto da zona de conforto de ninguém. Desafie-se e mantenha sua imaginação afiada para os desafios do ano.

Você sabia que a sua criatividade pode ser exercitada? Sim, há meios de expandir sua capacidade de criação. E isso significa maior velocidade em solucionar problemas.
Rotinas e desafios rápidos e simples podem fazer com que que aquela “travada” no meio do projeto e aquele vazio na mente aconteça menos ou fique mais fácil de resolver.

  • Sabe aquele seu amigo para quem você não telefona há anos? Ou a ex-colega com quem você não fala desde que saiu da escola? Telefone pra ele(a).
    A ideia aqui é ligar para a pessoa de quem você está mais distante de toda a sua lista telefônica e tentar desenvolver uma conversa de pelo menos 5 minutos. Pode parecer constrangedor, mas a ideia é exatamente essa: a pessoa para quem você ligar vai ficar tão embaraçada que você precisará usar toda a criatividade para manter a conversa fluindo.

 

  • Pense em novos usos para os mesmos objetos, mesmo que como um exercício apenas. Será que uma escova de dentes só serve para sua higiene bucal mesmo? Vale usar um relógio para limitar o tempo gasto com ela e tornar o exercício mais objetivo. Um tempo de 10 minutos deve ser suficiente para manter a imaginação fluindo e conseguir soltar a criatividade.

 

  • Pratique sempre um brainstorm! Pense em várias soluções para o mesmo problema (e anote!). Você pode ter uma ótima ideia em mãos, continue pensando. É um ótimo exercício para aumentar a criatividade. Vale uma limitação de tempo como na dica anterior.

 

  • Faça alguma mudança em sua rotina de vez em quando. Se faz exercícios na academia, que tal correr no parque um dia? Novo ambiente, novos estímulos.

 

  • Inclua a prática diária de meditação na sua vida. Uma mente mais clara e presente no momento está aberta a perceber pensamentos intuitivos. Aqui no 95/6 temos um lounge exclusivo para relaxar a mente e praticar a meditação.

 

  • Ouça músicas, leia livros, assista filmes ou consuma qualquer outro material criativo. É sempre bom atualizar as fontes de inspiração.

 

  • Tenha o hábito de ler e escrever, pessoas criativas e aquelas que querem ter mais criatividade precisam ter o hábito de ler e escrever. Durante a leitura, o cérebro consegue “entrar” na história, recriando cenários e situações. Por isso, recomenda-se ler pelo menos um livro por mês. Já a escrita é um hábito mais difícil de criar, mas que ajuda você a sair da zona de conforto. Por isso, crie um diário, para contar situações do dia a dia; um livro de crônicas; um livro de poemas; o que você preferir.

 

  • Olhe para as nuvens e tente olhar elas como objetos assim como fazíamos quando criança.

 

Há jogos mais simples como as palavras cruzadas ou o Tetris e até mesmo uma sonequinha é recomendável pra manter a sua mente afiada. O que você faz para se manter produtivo e criativo?