A importância da comunicação no ambiente de trabalho

Posted on
Por mais descontraído e cool um ambiente de trabalho possa parecer, o segredo para uma boa energia está na comunicação entre as pessoas.

As novas tecnologias nos conectaram com o mundo todo e nos fizeram perder alguns hábitos saudáveis com as pessoas ao nosso redor. No entanto, com força de vontade, é possível reverter esse quadro e se tornar uma pessoa mais empática.

Tradicionalmente, o ambiente de trabalho é visto como um lugar hostil, com posições verticalizadas e hierarquias firmes. Foram os filmes que nos mostraram as centenas de cubículos encurralados em paredes cinzas. Fomos educados a pensar que trabalhar de terno e gravata é a forma única de trabalhar.

No entanto, no decorrer da década de 2000, com o desenvolvimento da internet, muita gente começou a questionar a real necessidade que trabalhar num ambiente quadrado oferecia. Era questão de tempo até repararem que a formalidade somente aprisionava. E, na era de inovação em que vivemos, não há espaço para prisões. E por falar em inovação, não é à toa que as empresas que mais inovam hoje são as que tem um ambiente descontraído e focam nos colaboradores.

As primeiras empresas a adotarem esse modelo são aquelas nascidas no berço da tecnologia. O Google é um dos maiores exemplo disso. Mais do que um ambiente decorado, a criação de uma cultura que tem o colaborador como peça central aumenta a produção e estimula a criatividade. Dentro desse pacote de descontração, o Google ainda incentiva práticas para que os funcionários socializem: uma ajudinha de custo no happy-hour, promover cursos dinâmicos e presentear funcionários são só algumas delas.

Para ajuda-lo a criar um ambiente mais produtivo e que rompe padrões, aqui vão algumas dicas:
  1. Seja empático, sorria e olhe nos olhos.
    Com a tela do celular sempre à mão, é difícil as pessoas se olharem nos olhos. Os olhos são um canal de comunicação importante e devem ser valorizados como tal. Um bom sorriso na hora de dar bom dia também espanta a negatividade.

 

  1. Faça pequenos favores.
    Sirva uma cafezinho para seu colega, compre um brigadeiro, deixe um recado carinhoso na mesa dele. Não mata ninguém e melhora o seu humor e o dele(a). 🙂

 

  1. Ninguém é de ferro.
    Tem dias que simplesmente não são feitos para dar certo. Mas nem por isso, você precisa descontar nos outros. Tente relaxar com um copo d’água e respiração controlada ou saia dar uma volta. Se nada der certo, avise que é um mau dia e peça desculpas; as pessoas vão entender. Nesses dias, o importante é não ser grosseiro.

 

Aqui no 95/6, nós prezamos o boa comunicação com e entre os coworkers acima de tudo. Não somos mais um espaço bonitinho que aluga espaços, nós possibilitamos o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. Venha nos visitar. 🙂