Como surgiu o coworking?

Posted on

Lá em 1995 um designer de games e escritor Bernie Dekoven teve a ideia de “registrar” a palavra coworking. Foi ele quem definiu em uma palavra esse jeito novo e colaborativo de trabalhar. Mas foi somente o Brad Neuberg que decidiu fazer dinheiro com isso. Num apartamento em que 3 pessoas trabalhavam com ele, Neuberg decidiu abrir as portas para outros profissionais que quisessem trabalhar e dividir experiências.

E assim, em 2005, surgiu o primeiro coworking do mundo: a Hat Factory. Foi o primeiro pontapé para o surgimento das milhares de comunidades compartilhadas mundo afora.

Mas quem usa esses espaços?

A coisa toda começou com os profissionais de tecnologia. Claro, com a “rede de computadores” (a famosa internet) expandindo e tomando proporções mundiais, o modelo de trabalho consequentemente tenderia a mudar – e mudou. Agora quase tudo está na rede. Afinal, quem não usa a nuvem pra guardar arquivos? Ou quem nunca fez uma video-conferência? Ou, pra apelar: quem não tem um endereço de email? Os espaços físicos limitam e tudo o que pode ser feito sem uma estrutura física, será feito. Assim a ocupação desses espaços de trabalho compartilhado agora é muito mais diversificada: autônomos, professores, tradutores, psicólogos, empreendedores, designers, publicitários, advogados, consultores, e muitos outros fazem parte da comunidade coworker.

E qual a vantagem de trabalhar num coworking?

A verdade que tem muita vantagem pra caber num parágrafo só, então é mais fácil visualizar as três maiores vantagens numa listinha organizada:

1. Aumento do networking

Networking e coworking tem tudo a ver. E todos sabemos que o primeiro é a base pra todo negócio bem-sucedido. Agora imagina trabalhar num lugar que tem gente de tudo quanto é área logo ao seu lado?

2. Ambiente criativo

Não importa se antes você trabalhava em home-office ou num escritório normal, os coworkings sempre impulsionam a imaginação. Do ambiente às conversas no cafézinho, o estímulo criativo sempre é maior dentro de um ambiente compartilhado.

3. Custo x benefício

Alugar uma sala, pagar a conta de luz, água e gás, montar os móveis, contratar funcionários, decorar, instalar internet, o telefone, etc. Isso tudo é perda de tempo. Um coworking te possibilita chegar, ligar o computador e trabalhar. Sem firula e sem stress, com muito menos gastos.

Não é a toa que os escritórios compartilhados no Brasil aumentaram em 114% porcento de um ano pra outro. De grandes empresas a empreendedores autônomos, os coworkings tem dominado aos pouquinhos o cenário brasileiro.
Agora que você já sabe de onde veio, o que é e quais são as vantagens, vem trabalhar no 95barra6!

Estamos em frente a Praça da Espanha.
Rua Fernando Simas, 95 – sala 06

One thought on “Como surgiu o coworking?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *